segunda-feira, 13 de Maio de 2024  05:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones com Queijo e Espinafres

Cannelones com Queijo e Espinafres

Ponha os espinafres a cozer num tacho com água a ferver sofre lume forte. Deite os espinafres num passador fino e ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-03-2013

Portugal deve eleger menos um eurodeputado nas eleições europeias de 2014



A proposta - aprovada em plenário por 536 votos a favor, 111 contra e 44 abstenções - será agora enviada ao Conselho Europeu, tendo os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) de tomar uma decisão por unanimidade.
A decisão dos Estados-membros volta depois ao PE para aprovação, podendo a instituição aprová-la ou rejeitá-la, mas não introduzir alterações.
A nova distribuição de lugares no PE está relacionada com a adesão da Croácia à UE, prevista para 1 de Julho próximo.
O PE tem, actualmente, 754 eurodeputados e quando a Croácia aderir à UE ser-lhe-ão atribuídos 12 lugares, elevando o número de eurodeputados para 766.
De modo a que a composição do PE respeite o Tratado de Lisboa, o número de eurodeputados terá de ser reduzido para 751 nas próximas eleições europeias, o que implica uma redução de 15 lugares.
A proposta aprovada hoje implica que 12 Estados-membros - Portugal, Grécia, Bélgica, República Checa, Hungria, Áustria, Roménia, Bulgária, Irlanda, Croácia, Lituânia e Letónia - percam um deputado no PE nas eleições de 2014 e que nenhum ganhe lugares.
Os restantes três lugares serão retirados da quota concedida à Alemanha, que passará a ter 96 deputados no PE, o limite máximo permitido pelo Tratado de Lisboa.
As próximas eleições europeias deverão realizar-se entre 22 e 25 de maio de 2014, segundo uma proposta acordada na terça-feira pelos embaixadores dos 27 Estados-membros da UE, durante uma reunião em Bruxelas.
Esta proposta tem de ser formalmente aprovada, por unanimidade, pelos governos europeus, depois de uma consulta ao Parlamento Europeu.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®